quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sabe quem gosta de calor?

Pragas, doenças, bactérias e vírus em geral adoram um calorzinho extra.
Putz, são muitos exemplos. Mas por alto...

Mosquitos, besouros, piolhos, ácaros, carrapatos estendem a vida, aumentam o alcance e a reprodução com temperaturas mais altas. Dengue? Chagas? Dermatite? Tracoma? Febre Amarela? Encefalite? Tularemia? Malária? Vão de vento em poupa. Nos últimos 25 anos, 1.233 medicamentos foram lançados no mercado, mas somente 13 foram fabricados para curar doenças típicas dos países tropicais.

“A maior parte das doenças febris no homem é causada por microorganismos veiculados por insetos”, diz a Encyclopedia Britannica. Uma em cada seis pessoas hoje está infectada com uma doença transmitida por insetos.

Os avanços científicos não conseguem impedir a proliferação de doenças transmitidas por insetos. Ou os medicamentos não chegam até quem precisa, ou chegam e quem precisa não tem como comprar, ou as políticas internacionais estacionam iniciativas da ONU, ou não há campanhas de conscientização... inúmeros fatores.

O que podemos fazer? Uma porrada de coisas para frear o aquecimento global. Ok, isso você já sabia. Para se prevenir contra a proliferação dos insetos, você pode passar Off ou Autan, comprar um mosquiteiro gigante ou se pensarmos mais globalmente.... Morcegos.



Macacos me mordam, Batman. Vários tipo de morcegos comem todos os tipos de insetos transmissores de doenças. Fora das regiões polares, morcegos podem ser encontrados no mundo inteiro. Se você tem uma casa no campo, ou na praia, ou conhece alguém que tenha: Coloque uma casinha pra eles.

Coloque a pelo menos 5 metros do chão e 100 metros da casa, de preferência em Setembro, que é quando eles começam as colônias no hemisfério sul. Talvez eles não venham logo no primeiro ano, mas eles virão. E então você vai ter vários aliados contra os insetos: um morcego é capaz de comer em média 1200 insetos... por hora!

O Mundo precisa de soluções e atitudes pra combater diversos problemas, como a fome e a Aids. Eu poderia fazer um blog sobre esses assuntos. Nossa, eu poderia fazer dúzias de blogs. A verdade é que de fato, o aquecimento global piora a vida das pessoas, países, povos que já tem problemas sérios. Insetos, no caso, aumentam as chances de doenças para um aidético e as chances de contaminação de alimento para quem quase não tem o que comer. Andorinhas, ativar resfriamento!!! Rápido.

Link desse post:
Bat Conservation Internacional
Organização Mundial da Saúde

10 comentários:

Felipe Marini disse...

Como que é uma casa de morcego?

Anónimo disse...

hey ho!

não só ela tem um brógui, mas ela tem um BRÓGUI ECOLÓGICO!

eita orgulho!

:-D

Julia disse...

Bem vinda, Mi!!!
Acessa aí as dicaszinhas e vira andorinha!

Beeeeeeijo!

Julia disse...

Phé, é bem parecida com as de passarinho. As mais comuns são de madeira mesmo. Dá uma checada no link do post, que aquele site tem tudo que possa interessar sobre o "mamífero Raid natural".
Tá pensando em fazer uma é? Pra quem tem uma casinha no campo ou na praia, sai bem mais em conta que pagar uma dedetização!!!

Felipe Marini disse...

Na verdade, não tenho casa, mas gostei da idéia e vou espalhar pra quem tem. Ainda mais hoje que o ministro da saúde declarou que estamos perdendo a guerra contra a dengue!

Julia disse...

Sério? Nem vi isso na correria. Vai com fé, Andorinha!

Diogo disse...

gente simplesmente incrível.

quando tiver a minha casinha ela será um verdadeiro ninho de morcegos.

agarantcho!

Julia disse...

Aê, Di! Me avisa quando estiver pronto que a gente faz a mansão do batboy.

Diogo disse...

auhehuahueuha animal.... eu tava pensando em uma casa na Ilha Grande, cercada de morcegos frugívoros e insetívoros... com o mar em frente e a cachoeira do lado, e as estrelas em cima.... ai ai ai.. eu chego lá

Julia disse...

Ah, se chega. Chega mesmo, chega com tudo!