segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Natal II - Presentes

A alma da coisa toda: o menino ganhou 3 dos magos, então nós damos um pras pessoas que a gente gosta/família/quem precisa.

No caráter filantrópico, vale dar brinquedo pra orfanato, roupas pra asilo, "de tudo um pouco" pra ONG's. Mas para aquelas pessoas que você presenteia todo ano... que tal dar um presente que não seja material? Pense por um instante o quanto este feriado não é responsável pelo estímulo do consumo exacerbado.

Você pode presentear com experiências: faça uma comida gostosa e coloque numa vasilha linda de 1,99. Use as belas mãos ou pague um profissional e dê uma massagem. Ou uma sessão de acupuntura, um breve curso de meditação. Escolha uma planta bacana e coloque natureza na casa do presenteado. Faça seleções de música e grave especialmente para aquela pessoa. Vinho, café, uma saudável cesta de frutas orgânicas. "Faça você mesmo": um pedaço de madeira trabalhado, uma colagem, uma escultura de argila, uma pintura abstrata.

Pode ser um livro que você já leu e está pegando pó na estante: faça uma dedicatória no capricho, escreva coisinhas no meio do livro. Com um pouco de criatividade, uma poltrona velha na calçada do estofador por uma pechincha, pode virar uma peça especial na sala do seu amigo. E se a pessoa têm tudo? Doe uma grana ou coisas pra uma instituição no nome dela. Pague a inscrição/mensalidade de uma academia, aula de ioga, faça um piquenique no parque.

Enfim. Esse post nem têm links. É um simples apelo pra que se recicle, se reinvente, se personalize, se façam presentes que não vêm do shopping lotado e da cadeia de consumo. Se você realmente não tiver disposição nenhuma de fazer um presente acontecer, antes de comprar um troço novinho, passe num antiquário, num sebo, num brechó.

Com muito menos você pode fazer muito mais: prolongando a vida útil do que já foi feito, inibimos a indústria do Novo, economizamos uma boa grana e de quebra podemos dar mais presentes, mais significativos, do que apenas um objeto novo. Sem falar nas embalagens das coisas novas...

Excessão: bicicleta, sacola ecológica pra ir ao supermercado (hum... essa dá pra fazer fácil), pilhas recarregáveis...

3 comentários:

Diogo disse...

pela falta de dinheiro, sempre faço isso, mas não consigo deixar de ver naquele sorriso amarelo de quem recebe o presente, algo como "fdp.. muquirana..."

Julia disse...

Bobagem. Você apenas ficou um cara mais modesto, evoluído e desapegado. Se prepara que agora que você mudou, a mesa vai virar: lembre-se desse post no próximo natal, com seu primeiro milhão na conta.
;)

Ah, se saudade matasse, eu tava dura, preta e loira estarrecida no chão.

Ric disse...

demais ju!Tento fazer isso também, mas agora você me deu várias idéias novas...
gracias!