quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Água que cai do céu

Caras Andorinhas,

Além de nós, há outra coisa que caracteriza o verão. Chuva.
Forte, de gotas pesadas e gordas, daquelas que 17 segundos caindo em cima de você te transformam num ser ensopado. Pois bem. Aproveite. Um banho de chuva faz bem pra alma. Se você não estiver indo pra uma reunião, ou ópera no Municipal, claro. Mas se puder, tome pelo menos um neste verão...

O aquecimento global está causando um desequilíbrio geral no ecossistema e ao mesmo tempo que certas regiões enfrentarão secas intermináveis, em alguns lugares do globo serão frequentemente encharcados por chuvas intensas.

Infelizmente, a cultura do impermeável assola o planeta. Há muito asfalto, cimento onde deveria haver terra. Já cansamos de ver desabamentos e enchentes porque a água cai num volume muito maior do que a capacidade de absorção das cidades. E isso tende a piorar.
Fora as mortes e pessoas desabrigadas, a água acumulada lava todos os cantos e se torna uma sopa de poluentes e doenças. Hoje, 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável. A previsão é que este número salte para 2,3 bilhões.

O que você pode fazer?
Na hora de reformar, planeje pelo menos um canto pra ter um jardim. E direcione a água pra ele ao invés de pra rua. Se você mora em prédio, proponha mais canteiros, vasos. Conhece algum ponto do seu bairro que costuma encher? Escreva pra sub-prefeitura dizendo que você quer colocar plantas no caminho da água, ou onde ela se acumula pra minimizar o problema. Acredite, com a grana que eles gastam pra manutenção de bueiros, eles vão adorar.

As plantas tropicais e os arbustos de raízes profundas absorvem mais rapidamente que vegetação rasteira como a grama. No Ceasa você encontra uma enorme variedade de espécies por um preço honesto.
Considere comprar um barril pra captar a água que escorre do seu telhado. Existem modelos próprios pra isso, com uma bela tampa pra você não criar mosquitos da dengue. Nas primeiras chuvas desse verão, a água pode vir meio suja porque está lavando seu telhado. Mas depois ela será ótima pra regar o jardim, lavar a calçada, os panos de limpeza.

Se cai tanta água do céu, por que não ajudar pra que ela tenha um bom destino e ainda economizar na conta da Sabesp?

Vá lá. Assista e sorria com a sabedoria de Gene Kelly. :)


3 comentários:

Ric disse...

Lindo! Perfeito! Ai, ai, se tívessemos uns montes assim! Sempre ouvi dizer que as pessoas fazem o mundo, não posso discordar, apesar de ver nosso mundo se estilhaçando. ainda somos poucos, mas seremos muitos em breve! Força Jovem! Cabeças melhores, pessoas melhores=Mundo melhor!

Adorei ju!

estarei sempre por aqui compartilhando!

bjos

Diogo disse...

puta Ju, que animal!

Você colocou uma questão muito difícil mas no final incluiu a leveza do Gene Kelly.

Desse jeito, o assunto que era tenso passou a ser suave.

muito, muito bom!

Julia disse...

Oi... 10 anos depois, eu sei... Desculpa.
Ric, a última vaga lembrança que tenho deu curtindo o mundo dos blogs, inclui boas idas nos seu. Vou voltando devagar, a começar por incluir teu link por aqui. Beijão e a casa é sua!
Di! Valeu, valeu. Gene Kelly é como limão: vai bem com quase tudo. Pra você, que sabe exatamente o teor da minha ausência: obrigadão. Sua revisão foi uma dádiva.
Mais beijo!